Ao tornar-se sócio está a ajudar os bombeiros, construindo para o desenvolvimento da sua actvidade na defesa de vidas e bens.

Podem ser sócios:

Todas as pessoas maiores de dezoito anos, com boa conduta moral e com vontade de participar nesta causa de natureza altruísta. Para tal, basta peencher a proposta de sócio e fazer o pagamento de um ano de quotas. Após apreciação da Direcção será emitido o cartão de sócio.
 
O papel dos sócios:

Os sócios desta Associação têm o papel de manter a existência do corpo de bombeiros voluntários, participando, contribuindo e divulgando as actividades associativas.


A sua participação empenhada, que foi fundamental aquando da criação do corpo de bombeiros, tem-se mostrado determinante na obtenção dos significativos níveis de crescimento verificados. Crescimento como associação com mais de vinte anos de existência, mas principalmente no desempenho da sua missão de socorro de feridos e doentes e de protecção de vidas e bens com a manutenção dum valoroso corpo de bombeiros.

Na sua origem está o grupo de sócios fundadores: , que a dezasseis de Agosto de mil, novecentos e oitenta e dois, expressando a vontade que a população da freguesia de Ansiãolhe havia transmitido de criar uma associação que servisse de suporte jurídico ao desejado corpo de bombeiros, constituíram esta Associação, com sede no lugar e freguesia de Ansião.

Desde então, a actividade associativa tem-se desenvolvido no sentido captar o máximo de recursos possível destinados a facultar cada vez mais e melhores meios aos bombeiros voluntários, para que estes possam realizar a sua actividade de forma pronta, segura e eficiente, sendo o quartel e o parque de viaturas apenas a parte visível de todo este esforço.

A contribuição associativa faz-se com trabalho na organização de actividades conducentes à obtenção de fundos, com a participação nas actividades sociais desta organização, com o pagamento duma quota mensal (Representando uma fonte de receita indispensável, contribuindo para de 4% das despesas anuais), e com a doação de bens, serviços ou dinheiro.

Os sócios assumem também a função de divulgar as virtudes desta actividade junto de todos e em particular daqueles que podem e querem colaborar com os nossos objectivos.